« Reformar: avisar ou não aos vizinhos | Main | Coral, Eucatex ou Suvinil, qual a melhor tinta? »
Domingo
Set182011

Teto branco e piso marrom. Qual cor para parede? 

Meu quarto tem forro branco e piso marrom. O que acha de eu pintar 3 paredes de branco e uma de preto fosco? Será que fica bom?
obrigado.

Resposta: Bom, o teto na cor branca é sempre bom! A iluminação rebate no teto para iluminar as paredes, para só entao espalhar pelo ambiente. Entao sendo o teto de cor clara, independente da cor, vai influenciar na cor das paredes e de todos os demais elementos. Por isso nao basta que o teto seja claro, o ideal mesmo é ser branco.

Tendo o piso na cor marrom, evidencia o aconcheco, é ótimo para clima frio! Mas é uma cor que tende a diminuir o ambiente visualmente. O que é bom para quartos muito amplos e poucos móveis. O fato de pintar todas as paredes de branco, equilibra o espaço em relação ao piso escuro. Mas uma parede sendo de cor preta evidencia o espaço limite do quarto.

O branco evidencia a cor em composicão. Sendo um verde, por exemplo, na parede especial, o branco terá a função de diluir a intensidade do verde, dando a sensação das paredes brancas serem verde claro. Imagina o mesmo efeito com o preto?! O branco tornará cinza claro, diminuindo ainda mais o seu ambiente, o que será evidenciado pelo piso escuro.

Se deseja trabalhar com o branco e preto, porque nao ousar do branco nas paredes e móveis, utilizando o preto nos acessórios? Verá como o quarto se tornará amplo, mesmo usando o preto.

RePublicação de perguntas respondidas no site YahooRespostas. Clique aqui.

 

Reader Comments (8)

olá, gostaria de uma opiniao, quero pintar minha sala que tem teto de cambará, piso ceramica 60x60 beje com manchas brancas, em diagonal, quero mudar totalmente as cores, nao tenho noçao do que ficaria melhor. grata e aguardo

Maio 7, 2012 | Unregistered CommenterSILVANE

Você quer mudar as cores, mas deseja mudar os revestimentos tambem?! Se quiser, pode aplicar argamassa piso sobre piso, e acima do revestimento atual, aplicar o novo revestimento. Sem medo!

Quanto a ser aplicado na diagonal, amplia sempre o espaço visualmente, o que é ótimo para casas pequenas! Quando o espaço é amplo e precisa ser preenchido para evitar a sensacao de vazio, por exemplo, é o caso de uma casa onde os filhos casam e ficam o casal de pais, antes acostumados com a casa sempre cheia. Para situacoes como essa, o ideal é optar por piso aplicado a 90graus.

E para qualquer ambiente em local frio, o ideal é revestir o teto de madeira; para qualquer ambiente em local de calor, o ideal é nao fugir da pintura branca. A iluminacao rebate no teto, rebate nas paredes, para iluminar o ambiente. Se o teto ou paredes sao coloridas, é capaz de interferir nas cores dos objetos que estiverem no ambiente. Com isso quero dizer, que para analisarmos qualquer espaço, precisamos primeiro saber onde ele se localiza e qual o clima predominante.

Bom, basicamente, em um ambiente com piso bege e branco, teto de cambará, e paredes brancas, o ideal é ousarmos nas cores. Mas se você mora ha muito tempo nesse espaço, sugiro que vá mudando aos poucos para se acostumar com a ideia de cromo. Que tal pintar a parede do sofá de chocolate? O sofá, trocar o estofado para chocolate mais claro que a parede, e acrescentar almofadas brancas. Na mesma parede, colocar um quadro colorido com moldura branca fina e chata. No teto, se possivel, direcione pontos de iluminacao ao quadro. (evite lampada dicroica para isso, prefira halopin ou led)

Caso prefira, pode enviar fotos ao e.mail (aqui nao serao publicadas mantendo sigilo)

Um forte abraço,

Julho 18, 2012 | Registered CommenterRossana Estrella

oi bom dia, moro em um apartamento com sala para dois ambientres e varanda, o piso de todo o apartamemto escuro, tendendo para o preto, gostaria de mudar as cores das paredes, ousar um pouco mas qual a cor ficar melhor commo piso escuro? tenho uma mesa de seis lugares de tampo de vidro com as cadeiras em madeira com com assento vinho com detalhe cinza. Qual a melhor cor para a parede, queria fugir umm pouco do branco ao menos em uma única parede. Obrigada.

Agosto 19, 2012 | Unregistered CommenterPatricia
Comments for this entry have been disabled. Additional comments may not be added to this entry at this time.