« Compro Cama Box ou Cama padrão? | Main | Reformar: avisar ou não aos vizinhos »
Terça-feira
Dez272011

Em sala de cor areia e camurça, qual cor para sofá ?

Vou pintar minha sala na cor areia e uma das paredes em camurça. Vou comprar um sofá mas não sei que cor. Pensei em bege claro ou escuro, quase dourado, em chenille de preferencia, mas não sei se ficaria legal. Quero ajuda.

Resposta: O que mais interfere na escolha das cores é a personalidade dos moradores e o uso que dará a sala:

 

  • Se utiliza a sala para receber amigos com bastante frequencia, podemos usar uma cor mais viva no sofá como o cereja ou o ocre
  • Se utiliza a sala para maior diálogo entre os moradores, um ambiente mais familiar, podemos optar por cor mais aconchegante como o chocolate ou café com leite
  • Se utiliza a sala para ver tv, ouvir som, ler um livro, atividades mais individualistas, podemos abusar do azul e violeta

 

Só sugiro que fuja do amarelo, que com as paredes na cor areia serão evidenciadas atraindo o calor e o sol. E que fuja do verde, para evitar que fique "brasileirinha". Caso prefira uma cor neutra e manter sua sala com pouca evidencia, coloque cor barbante, algodao cru ou bege.

 

RePublicação de perguntas respondidas no site YahooRespostas. Clique aqui.

References (1)

References allow you to track sources for this article, as well as articles that were written in response to this article.
  • Response
    Em sala de cor areia e camurça, qual cor para sofá ? - Dicas - Rossana Estrella Online

Reader Comments (3)

Estou construindo um sobrado em Curitiba. Ele tem 3 pisos. No inferior: cozinha, sala, lavabo, lavanderia. Escolhemos piso porcelanato camursa e pretendemos pintar paredes em tom próximo ao areia com teto em gesso branco. O segundo piso contém: quartos e banheiros, com gesso branco no teto e pintura clara nas paredes. Estamos em dúvida na cor do laminado. Penso que seria legal um piso um pouco mais escuro e uniforme (capuccino da eucafloor). O terceiro piso é um ático/sótão, contendo: 1 sala íntima com 25 m2, 1 quarto de hospedes e 1 banheiro. O forro já está sendo instalado com madeira itauba. As aberturas externas são de alumínio branco e as internas de madeira mais clara que a itaúba (envernizadas). O pé direito máximo do ambiente é de 2,5m (área central de +- 2m plana), depois o forro acompanha o telhado finalizando com pé direito de 1,2m. As paredes pensamos em deixar claras. A dúvida está no piso laminado que ficaria melhor. Penso que seria bom utilizarmos piso claro, tipo marfim ou tauari para tentar clarear um pouco o ambiente.
Obrigado.

Maio 21, 2012 | Unregistered CommenterMarcos

Realmente o ideal para clima frio é utilizar material com textura e cor mais escura. O porcelanato, por exemplo, existe de brilho intenso e também fosco, sendo o fosco ideal ao seu caso. O de brilho intenso é mais indicado para locais quentes. Quanto a cor das paredes, o areia é o ideal mesmo para você, mas podemos também ousar um pouquinho com uma cor diferente para parede da cabeceira da cama, ou atraz do sofá da sala, ou na cozinha em um revestimento colorido entre a pia e o armário superior. No entanto, sugiro que as paredes da cozinha sejam revestidas com ceramica na cor branca lustrosa (nao fosca). E todo o teto manter mesmo na cor branco.
Quanto ao piso dos quartos, aí vai depender do tamanho deles e o que se pretende. Se a familia possui o habito de ficar muito tempo cada um em seu quarto, em seu mundo, vamos colocar nos quartos um som, uma tv, computador... toda uma estrutura além da cama. Ou seja, precisa parecer maior de espaço do que realmente é. Aí podemos optar por piso laminado (que já é acolhedor) de cor clara. Mas caso o quarto seja apenas para dormir, tendo alem da cama um armário no máximo, aí podemos optar por um piso mais escuro e ainda mais acolhedor.

Sou arquiteta, Designer de Interiores, tecnica de FengShui... mas apesar de ter técnicas e métodos que considero ao analisar um ambiente, eu principalmente analiso "Para quem" se destina o espaço. Se assim nao precisasse, uma unidade residencial seria idêntica a de baixo e a de cima em um edificio, não acha? Então não pode ser "receita de bolo", já que o principal a analisar é a psicologia do espaço com o morador.
Espero ter ajudado, mas para esse caso, precisaríamos ver o espaço (foto) e conversar melhor sobre:

- como é a questão de sono: dorme muito, tem insonia, tem pesadelo...
- como o quarto costuma ser mais utilizado, por quem, como, e de que forma
- o que mais gosta de fazer nos horarios livres
- qual tipo de musica preferida
- como é ailmentacao: se assalta a geladeira, ou se esquece de comer, ou se come muita besteira, ou se a alimentacao é mais natural...

Fique a vontade,

Julho 18, 2012 | Registered CommenterRossana Estrella

Boa noite,
Minha sala é enorme gostaria de fazer dois ambientes, sala e sala de jantar. mas não faço nem idéia de como fazer isso as paredes são areia e o teto branco meu sofá é novo da cor verde. qual a cor q devo comprar de cortinas e qual a cor dos móveis?
Obrigado

Março 4, 2013 | Unregistered Commentermichelle
Comments for this entry have been disabled. Additional comments may not be added to this entry at this time.